Soluções de Resgate e Refúgio - ES-Refuge-Stage-1920-720V1-e.jpg

Soluções de Resgate e Refúgio

Pergunte a um Especialista

Soluções de resgate e refúgio

Em uma instalação industrial, e especialmente em minas, situações de emergência podem ocorrer de forma repentina e inesperada.

Quando isso acontece, o objetivo principal é um só: manter seus funcionários em segurança até que a ajuda chegue.

Como parte da nossa oferta de soluções desenvolvidas sob medida, nossas câmaras de refúgio e equipamentos de resgate podem ser adaptados aos seus requisitos específicos, oferecendo soluções de segurança ideais para suas necessidades.

ES-Refuge-MediaBox-780-520px.jpg

O modelo comprovado para todos os tipos de aplicações

A Dräger tem experiência de mais de um século no desenvolvimento de sistemas de proteção e resgate para construção de túneis e mineração. Nesse período, aprimoramos continuamente a tecnologia que fornecemos para proteger a vida de trabalhadores da construção de túneis, atingindo um alto padrão técnico. 

Esse padrão já foi comprovado muitas vezes em túneis do mundo todo. Abaixo, você encontra uma lista com algumas das perguntas mais frequentes sobre câmaras de refúgio e uma seção de download com folhetos informativos e uma lista completa de perguntas frequentes.

Sempre um porto seguro — uma seleção de perguntas frequentes sobre câmaras de refúgio

É importante ter câmaras de refúgio como parte integrante de um plano de resposta a emergências em minas. Cada mina tem suas características exclusivas – o método de mineração, o plano da mina, o pessoal no local por turno ou a disponibilidade de uma equipe de resgate nas minas. Todos esses fatores são importantes ao considerar o uso de câmaras de refúgio como parte do plano de resposta a emergências em minas e ao se determinar a sua localização ideal. Segue uma lista com apenas seis perguntas frequentes – mas você pode encontrar a lista completa com 18 perguntas na seção de download abaixo.

1. Quais são as normas e/ou as diretrizes internacionais mais aplicáveis a câmaras de refúgio para minas?

As "Diretrizes Australianas para Câmaras de Refúgio na Mineração Subterrânea", criadas pela Secretaria de Minas e Petróleo do governo da Austrália Ocidental, são bem conhecidas do setor. Outro recurso são as “Orientações e informações sobre o papel e o projeto de refúgios seguros para fuga

de minas”, da instituição britânica HSE (Health and Safety Executive). Nenhuma das diretrizes é obrigatória, seja no cenário regional ou internacional. A Dräger recomenda que os requisitos específicos sejam definidos com base nas necessidades específicas de cada mina, incluindo uma avaliação de risco adequada.

2. Para quais tipos de minas as câmaras de refúgio são uma opção válida?

As câmaras de refúgio fazem parte dos conceitos de resgate e fuga de emergência. Elas proporcionam uma solução de fuga secundária, caso a principal esteja bloqueada. Um conceito de fuga e resgate de emergência depende muito do tamanho e da composição da mina, bem como do tipo de recurso extraído e de como esse mineral é processado. Também é importante considerar o plano da mina existente, com as rotas de fuga correspondentes e a distribuição de mão-de-obra e equipamentos.

3. Qual é a posição ideal para uma câmara de refúgio em uma mina?

De modo geral, qualquer local com uma superfície resistente e estável pode ser considerado. Entretanto, os arredores não podem conter material inflamável. Como o desenho da câmara é variável, o seu formato pode ser adaptado para se adequar melhor à mina; por exemplo, semicircular para adaptar-se a uma inclinação. É bastante improvável que seja necessário algum tipo de fundação. O posicionamento exato da câmara é definido pelo plano de resposta a emergências da mina. Câmaras de refúgio móveis podem acompanhar a galeria da mina.

4. Por que as câmaras de refúgio precisam ser transportadas em uma mina? Qual é o procedimento para transportá-las?

Isso está relacionado às características de uma mina. Pode ser necessário manter uma câmara que acompanhe a galeria. O modo como o transporte é realmente feito depende do sistema de transporte da câmara. Câmaras de refúgio móveis são montadas sobre plataformas ou patins e podem ser movidas com a ajuda de uma carregadeira.

5. Qual é a vida útil média estimada para uma câmara de refúgio?

Não é incomum que uma câmara de refúgio tenha uma vida útil estimada em dez anos se for operada corretamente. Os subsistemas ou componentes, como baterias e cilindros de ar comprimido, precisam ser objeto de inspeção, manutenção ou substituição de acordo com o plano de assistência da câmara e/ou as normas locais.

6. O que influencia a vida útil de uma câmara de refúgio?

A vida útil da câmara de refúgio depende de uma série de fatores, como a atmosfera/clima subterrâneos, a quantidade de transportes, as influências corrosivas provocadas pela água ou por sais, além do cumprimento do plano de assistência do fabricante.

Downloads sugeridos

Luz no meio do túnel
Segurança subterrânea na qual você pode confiar

Ao trabalhar em espaços confinados no subterrâneo, a possibilidade de algo dar errado nunca pode ser 100% descartada, quaisquer que sejam as precauções tomadas. Os abrigos de refúgio da Dräger podem ser seu apoio nessas emergências. Saiba como a variedade de tamanhos e funcionalidades ajuda a manter todos profissionalmente seguros – mesmo nos piores cenários.

Baixar o folheto

Sempre um porto seguro — 18 perguntas frequentes sobre câmaras de refúgio
18 perguntas frequentes sobre câmaras de refúgio

Esta lista de perguntas frequentes apresenta alguns fatos que devem ser levados em conta ao incorporar câmaras de refúgio em seu plano de resposta a emergências. 

Baixar ficha informativa

Soluções de Câmara de Refúgio Dräger

Nossas câmaras de refúgio são totalmente adaptáveis para atender aos seus requisitos e padrões de segurança em situações subterrâneas, como mineração, túneis e outras aplicações. Com base em décadas de experiência no desenvolvimento de câmaras de refúgio para minas subterrâneas metálicas e não metálicas, trabalhamos junto com você para adaptar as nossas soluções das câmaras de refúgio às suas necessidades, filosofias e estratégias de segurança específicas. Confira nossa abordagem.

O Dräger MRV 9000 foi projetado para transportar equipes de resgate e evacuar mineradores em emergências

O MRV 9000 é um veículo de resgate em minas projetado para atender às necessidades do setor de segurança na mineração em todo o mundo. No caso de uma emergência de resgate em minas, este veículo extremamente robusto, com tração nas quatro rodas, foi projetado para transportar sua equipe de resgate em minas em um ambiente selado de pressão positiva – através de ar contaminado, condições adversas e longas distâncias. Confira como o MRV 9000 ajuda as equipes de resgate a trazer trabalhadores para a segurança em situações de emergência.

Soluções e Produtos de Segurança Desenvolvidos Relacionados

ES-FireTraining-Card.jpg

Sistemas de Treinamento para Bombeiros

Para saber mais sobre nossas soluções desenvolvidas para sistemas de treinamento contra incêndio, clique aqui

Respiratory protection workshop

Oficinas de Manutenção

Para saber mais sobre nossas soluções desenvolvidas para oficinas de manutenção, clique aqui

ES-Refuge-Escape-Product-Portfolio-Card.jpg

Portfólio de Produtos para Resgate e Refúgio

Veja mais detalhes sobre nossa linha de produtos para atender às suas necessidades de resgate e fuga

Entre em contato com a Dräger

Contate-nos Safety

Dräger Safety do Brasil Equipamentos de Segurança Ltda.

Al. Pucurui 51/61 - Tamboré
Barueri - São Paulo - Brasil
06460-100

+55 11 4689 4900

Filial Camaçari

Rua Hidrogênio, 2802, Galpão 03
Polo Industrial de Camaçari
Camaçari – Bahia - Brasil
42816 -140

Filial Macaé

R. Fiscal Juca, 476 - Novo Cavaleiros
Macaé - Rio de Janeiro - Brasil
27933-450

+55 22 2765 7098

Filial Triunfo

Rod. Tabai/Canoas  km 419 - Vila de Contorno 850
Triunfo - Rio Grande do Sul - Brasil
95853-000

+55 51 3457 1303