
Detecção de Gás Amônia
Contate-nosTecnologia para gerenciar a amônia de forma responsável
Apresentamos a solução Draeger para aplicações de amônia anidra: tecnologia comprovada que garante a segurança à vida, minimiza o risco às instalações e faz parte do Plano de Gerenciamento de Risco (RMP, na sigla em inglês) de qualquer instalação, de acordo com as exigências da EPA/OSHA.
Com os decretos e as restrições federais impostos aos fluorcarbonos, as indústrias estão tendo que mudar rapidamente seus sistemas de refrigeração. O gás amônia está à frente entre os gases refrigerantes preferidos. A amônia é altamente tóxica e combustível, mas é fácil de obter, tem baixos valores de GWP (potencial de aquecimento global) e ODP (potencial de destruição do ozônio) e é uma solução com bom custo-benefício. Quando utilizado na indústria de refrigeração, o gás amônia pode ser muito eficaz para manter os alimentos e as bebidas nas temperaturas adequadas, mas também pode representar riscos à saúde que não podem ser ignorados.
Embora o odor característico do gás amônia faça com que seja relativamente fácil identificá-lo logo de início, é necessária uma calibração precisa para garantir a segurança à vida. Portanto, são necessários monitores em tempo real para permitir a determinação contínua do Equipamento de Proteção Individual (EPI) necessário para proporcionar a proteção adequada contra o gás amônia. De acordo com o guia de bolso da NIOSH, a proteção contra baixos níveis de gás amônia (até 250 a 300 ppm) pode ser tão simples quanto um respirador com os cartuchos para gás amônia apropriados. Entrar em ambientes com concentrações acima de 300 ppm ou em concentrações desconhecidas requer fornecimento de ar com pressão positiva ou SCBAs (equipamentos de proteção respiratória autônomos – EPRs). Concentrações ainda maiores requerem trajes de encapsulamento completos (Nível A) devido à natureza alcalina altamente reativa do gás amônia. Em concentrações acima de 15% (150.000 ppm), a atmosfera de gás amônia é potencialmente explosiva; toda a atividade deve ser interrompida e todo o pessoal deve deixar a área. As misturas envolvendo amônia contaminada com óleo lubrificante do sistema, entretanto, podem ter um alcance explosivo muito mais amplo. Um estudo realizado para determinar a influência do óleo sobre os limites de inflamabilidade da amônia constatou que o óleo reduziu o limite inferior de inflamabilidade em até 8%, dependendo do tipo e da concentração do óleo. Para tomar estas decisões, são necessários monitores de amônia fixos e portáteis precisos, confiáveis e contínuos.
Detecção Fixa para Gases
A escolha do sensor correto para sua aplicação depende das concentrações esperadas, dos locais e de outros fatores em suas instalações. Geralmente, são necessários dois detectores de gás amônia separados para o controle da ventilação de emergência e para o desligamento elétrico da sala de máquinas. Um detector de baixa faixa de concentração (por exemplo, de 0 a 250 ppm) pode fornecer a resolução e a precisão adequadas para iniciar a operação de ventilação de emergência. Um segundo detector de alta concentração (por exemplo, de 0% a 10% LEL, ou de 0 a 15.000 ppm) serve como base para iniciar as paralisações elétricas da sala de máquinas. Os parâmetros de controle para cada detector de faixa de concentração serão diferentes. Por exemplo, o sensor de controle de ventilação é ajustado para iniciar o modo de ventilação de emergência a uma concentração de 150 ppm. O sensor de controle de desligamento elétrico da sala de máquinas desligará a energia elétrica da sala de máquinas em uma concentração predeterminada, por exemplo 15.000 ppm.
Detecção Portátil para Gases
A escolha da solução de detecção de gases portátil adequada é essencial para proteger a segurança da vida. O detector de gás único Dräger PAC 8000 para amônia (NH3) tem vários benefícios fundamentais:
Proteção respiratória
Dependendo da concentração de NH3, teremos que utilizar a proteção respiratória adequada, que pode variar de uma peça facial inteira, passando por equipamentos de respiração autônoma, chegando até roupas encapsuladas para proteção química.
A escolha dos equipamentos adequados exige o conhecimento das características da Amônia, normas e regulamentos vigentes, além das condições das instalações.