Detecção de Gás Amônia - Equipamento industrial de detecção de gás amônia

Detecção de Gás Amônia

Contate-nos

Tecnologia para gerenciar a amônia de forma responsável

Apresentamos a solução Draeger para aplicações de amônia anidra: tecnologia comprovada que garante a segurança à vida, minimiza o risco às instalações e faz parte do Plano de Gerenciamento de Risco (RMP, na sigla em inglês) de qualquer instalação, de acordo com as exigências da EPA/OSHA.

Com os decretos e as restrições federais impostos aos fluorcarbonos, as indústrias estão tendo que mudar rapidamente seus sistemas de refrigeração. O gás amônia está à frente entre os gases refrigerantes preferidos. A amônia é altamente tóxica e combustível, mas é fácil de obter, tem baixos valores de GWP (potencial de aquecimento global) e ODP (potencial de destruição do ozônio) e é uma solução com bom custo-benefício. Quando utilizado na indústria de refrigeração, o gás amônia pode ser muito eficaz para manter os alimentos e as bebidas nas temperaturas adequadas, mas também pode representar riscos à saúde que não podem ser ignorados.

Embora o odor característico do gás amônia faça com que seja relativamente fácil identificá-lo logo de início, é necessária uma calibração precisa para garantir a segurança à vida. Portanto, são necessários monitores em tempo real para permitir a determinação contínua do Equipamento de Proteção Individual (EPI) necessário para proporcionar a proteção adequada contra o gás amônia. De acordo com o guia de bolso da NIOSH, a proteção contra baixos níveis de gás amônia (até 250 a 300 ppm) pode ser tão simples quanto um respirador com os cartuchos para gás amônia apropriados. Entrar em ambientes com concentrações acima de 300 ppm ou em concentrações desconhecidas requer fornecimento de ar com pressão positiva ou SCBAs (equipamentos de proteção respiratória autônomos – EPRs). Concentrações ainda maiores requerem trajes de encapsulamento completos (Nível A) devido à natureza alcalina altamente reativa do gás amônia. Em concentrações acima de 15% (150.000 ppm), a atmosfera de gás amônia é potencialmente explosiva; toda a atividade deve ser interrompida e todo o pessoal deve deixar a área. As misturas envolvendo amônia contaminada com óleo lubrificante do sistema, entretanto, podem ter um alcance explosivo muito mais amplo. Um estudo realizado para determinar a influência do óleo sobre os limites de inflamabilidade da amônia constatou que o óleo reduziu o limite inferior de inflamabilidade em até 8%, dependendo do tipo e da concentração do óleo. Para tomar estas decisões, são necessários monitores de amônia fixos e portáteis precisos, confiáveis e contínuos.

Detecção Fixa para Gases

A escolha do sensor correto para sua aplicação depende das concentrações esperadas, dos locais e de outros fatores em suas instalações. Geralmente, são necessários dois detectores de gás amônia separados para o controle da ventilação de emergência e para o desligamento elétrico da sala de máquinas. Um detector de baixa faixa de concentração (por exemplo, de 0 a 250 ppm) pode fornecer a resolução e a precisão adequadas para iniciar a operação de ventilação de emergência. Um segundo detector de alta concentração (por exemplo, de 0% a 10% LEL, ou de 0 a 15.000 ppm) serve como base para iniciar as paralisações elétricas da sala de máquinas. Os parâmetros de controle para cada detector de faixa de concentração serão diferentes. Por exemplo, o sensor de controle de ventilação é ajustado para iniciar o modo de ventilação de emergência a uma concentração de 150 ppm. O sensor de controle de desligamento elétrico da sala de máquinas desligará a energia elétrica da sala de máquinas em uma concentração predeterminada, por exemplo 15.000 ppm.

Draeger Polytron 8100

Dräger Polytron® 8100 EC

Default

Dräger Polytron® 8200 CAT

Draeger Polytron 7000

Dräger Polytron 7000

Draeger PointGard 2100

Dräger PointGard 2100

Draeger REGARD 7000

Dräger REGARD® 7000

Draeger REGARD 3900

Série Dräger REGARD® 3900

Detecção Portátil para Gases

A escolha da solução de detecção de gases portátil adequada é essencial para proteger a segurança da vida. O detector de gás único Dräger PAC 8000 para amônia (NH3) tem vários benefícios fundamentais:

Draeger Pac 8000

Dräger Pac® 8000

Se o Dräger Pac 8000 mede concentrações de gases perigosos, ele dispara um alarme vibratório audível, visual e perceptível. Dois LEDs intensos e piscantes em cima e embaixo do detector garantem fácil visualização do alarme por todos os ângulos. O alarme sonoro alcança um volume de 90 dB (acústico). O visor pode mostrar o pico da concentração medida a qualquer momento. Alarmes anteriores registrados também podem ser acessados no futuro, mesmo se tiverem sido reconhecidos.

O Pac 8000 é protegido contra água, poeira e outros corpos estranhos por um filtro com membrana especial. Quando o filtro fica muito sujo em uso, você mesmo pode substituí-lo de maneira rápida e fácil. O sensor tem garantia de 2 anos.

O bump test e as calibrações podem ser executados de forma especialmente eficiente na estação de calibração Dräger X-dock. Os bump tests automáticos na X-dock são uma solução conveniente e econômica graças à curta duração do teste e ao consumo extremamente baixo do gás de teste. Basta colocar o Pac 8000 na estação de teste dos sensores e iniciar automaticamente o teste desejado.

O PAC 8000 possui um registro de dados e eventos que permite a realização de diversas leituras durante um determinado período de tempo.

O PAC 8000 mede de 0 a 300 ppm com uma resolução de 1 ppm.

A Dräger oferece três opções para a detecção portátil de múltiplos gases para diversas demandas.

Draeger X-am 5000

Dräger X-am® 5000

Draeger X-am 5600

Dräger X-am® 5600

Draeger X-am 8000

Dräger X-am® 8000

Proteção respiratória

Dependendo da concentração de NH3, teremos que utilizar a proteção respiratória adequada, que pode variar de uma peça facial inteira, passando por equipamentos de respiração autônoma, chegando até roupas encapsuladas para proteção química.

A escolha dos equipamentos adequados exige o conhecimento das características da Amônia, normas e regulamentos vigentes, além das condições das instalações.


Draeger X-plore 5500

Dräger X-plore® 5500

PSS 3000

Dräger PSS® 3000

ammonia gas detection industrial machinery

Refrigeração com Amônia. O que você deve ter em mente?

Baixar catálogo

Entre em contato com a Dräger

Contate-nos Safety

Dräger Safety do Brasil Equipamentos de Segurança Ltda.

Al. Pucurui 51/61 - Tamboré
Barueri - São Paulo - Brasil
06460-100

+55 11 4689 4900

Filial Camaçari

Rua Hidrogênio, 2802, Galpão 03
Polo Industrial de Camaçari
Camaçari – Bahia - Brasil
42816 -140

Filial Macaé

R. Fiscal Juca, 476 - Novo Cavaleiros
Macaé - Rio de Janeiro - Brasil
27933-450

+55 22 2765 7098

Filial Triunfo

Rod. Tabai/Canoas  km 419 - Vila de Contorno 850
Triunfo - Rio Grande do Sul - Brasil
95853-000

+55 51 3457 1303