Soluções de Resgate - Trabalhador responsável por soluções de resgate em minas avalia a situação

Soluções de Resgate

Fale Conosco

Resposta a emergências e resgate em minas

Depois que o alarme dispara, tudo é muito rápido: da procura da causa do alarme até a comunicação com o centro de controle de emergências. A gestão de segurança deve apontar rapidamente as opções viáveis do plano de emergência de minas e as medidas de fuga e resgate a serem tomadas para os mineiros. Altos níveis de conhecimento e de experiência são necessários, além de ótimos equipamentos de resgate e segurança.

Fuga de emergência: homem em mina

Resgate de Emergência

Dentro do escopo da avaliação de riscos, devem ser analisados os riscos específicos associados a um método específico de mineração e o tipo de recurso extraído. Essa avaliação forma a base para os conceitos de fuga e resgate a serem usados na mina.

Conceitos de resposta a emergências em minas

Trabalhar em uma mina apresenta muitos desafios e riscos potenciais. A Dräger oferece diversas soluções que ajudam em situações de fuga e resgate conforme as condições individuais e os diferentes cenários de resgate.

Soluções para câmaras de refúgio de minas da Dräger

A Dräger tem décadas de experiência no desenvolvimento de câmaras de refúgio para minas subterrâneas metálicas / não metálicas. Junto com nossos clientes, somos capazes de adaptar soluções de câmara de refúgio para atender aos requisitos da mina, filosofias de segurança e estratégias.

Informações sobre produtos

Nossas soluções de segurança para mineração
Nossas soluções de segurança para mineração

Informações sobre como podemos ajudá-lo em seu trabalho diário: equipamento confiável para equipes de resgate e bombeiros industriais, proteção respiratória, medidores de gás, câmeras de imagem térmica, equipamentos de proteção individual, treinamento, assistência, assessoria e mais.

PDF 672 KB

Baixe aqui

Combate a incêndios tático
Combate a incêndios tático

Chamas altas, calor intenso, quase sem visibilidade: e cada movimento ainda deve ser automático. Em emergências, tomar a decisão certa com rapidez é questão de vida ou morte. Com os sistemas de treinamento de incêndio Dräger, é possível praticar o combate a incêndios tático em um ambiente realista. Este catalogo apresenta o conteúdo do treinamento e os produtos que são postos à prova.

PDF 598 KB

Baixe aqui

Galerias de treinamento
Galerias de treinamento

O estresse físico e psicológico de trabalhar com um suprimento externo de ar respirável pode ser enorme. A Dräger ajuda você a se preparar: com equipamento de condicionamento físico especialmente adaptado para essas circunstâncias especiais, você pode avaliar o preparo físico do trabalhador da mina e tomar medidas de melhoria personalizadas para dar conta de fatores de estresse adicionais.

Baixe aqui

7 passos para um conceito de fuga de emergência ideal

Número 1 cinza escuro

Conheça e entenda a situação e as condições

  • Método de mineração / produto minerado
  • Localização geográfica
  • Normas oficiais e corporativas (POPS)
  • Número de mineiros (incl. contratados) por turno
  • Extensão e condição das rotas de resgate
  • Local das galerias de fuga e bases com ar respirável
Número 2 cinza escuro

Levar em conta riscos naturais:

  • Temperatura / umidade
  • Entrada de água / inundação
  • Aumento de poeira
  • Gás de minas / grisu
Número 3 cinza escuro

Identificar atividades que envolvem riscos:

  • Abastecimento / manuseio de substâncias perigosas (fluidos/transportes)
  • Armazenamento de explosivos
  • Detonação
Número 4 cinza escuro

Considere incidentes inesperados:

  • Falha de ventilação
  • Erupções e vazamentos de gás
  • Faíscas / fricção
Número 5 cinza escuro

Descreva perigos e riscos em potencial:

  • Obstáculos mecânicos
  • Deficiência de oxigênio
  • Incêndio
  • Explosão
Número 6 cinza escuro

Faça uma avaliação de riscos:

  • Liste, avalie e priorize perigos e riscos
  • Verifique os riscos
Número 7 cinza escuro

Desenvolva um plano de resposta a emergências:

  • Prepare um plano de emergência
  • Forneça equipamentos de emergência
  • Garanta o treinamento de emergência apropriado

Planejamento Eficaz de Fuga

Subsolo: resgate pessoal ou missão de resgate?

Subsolo: resgate pessoal ou missão de resgate?

Se ocorrer um incidente sério no subsolo, o responsável pela segurança e encarregado da mina devem decidir em minutos se o resgate pessoal é possível ou se devem acionar a equipe de resgate da mina.

Autorresgate em minas de carvão

Autorresgate significa que as vítimas de um acidente são capazes de ficar em segurança ou voltar para a superfície sem a ajuda de ninguém. Geralmente este é o caso quando as distâncias de fuga de emergência são curtas o bastante para ir a pé. Tendo em mente que a rota de fuga tem de estar aberta. Assim, em um acidente, não haverá inundação, desabamentos ou pedras que bloqueiam o caminho. Dependendo do tipo de carvão minerado e as condições na face, um fogo pode ser rápido, intenso e queimar por um longo tempo. Por isso, o autorresgate é a melhor opção.

Ar respirável suficiente para uma fuga de segurança

Quando as rotas de fuga são longas, por exemplo em minas de carvão, uma mudança para equipamento de adução de ar comprimido parece ser uma boa ideia, mas a sua capacidade limitada de ar é uma desvantagem. Cilindros de ar comprimido podem ser reabastecidos de forma rápida e simples em estações de reabastecimento como na Dräger ChargeAir.

Minas de metais/não-metais

Mineração profunda descreve apropriadamente a mineração com aumento progressivo da profundidade – hoje, a mineração é executada em profundidades que seriam inimagináveis no passado recente. Isso também significa que as rotas de fuga são mais longas e que não há como concluir uma fuga completamente sem a ajuda de terceiros.
Durante uma emergência, a principal prioridade é manter a calma, encontrar um refúgio seguro e aguardar a equipe de resgate organizada na superfície. Faça o download de um guia ilustrado de plano de fuga para resgate de minas:

Perguntas frequentes sobre câmara de refúgio

Câmara de refúgio

Nas emergências em minas subterrâneas, a rota de fuga para a superfície ou o ponto de reunião pode estar bloqueado(a), ou as condições subterrâneas podem dificultar a fuga num primeiro momento. As câmaras de refúgio proporcionam aos mineiros acesso a ar limpo e proteção temporários, até que sejam resgatados. Esta lista de perguntas frequentes apresenta alguns fatos que devem ser levados em conta ao incorporar câmaras de refúgio em seu plano de resposta a emergências.

Baixe aqui

Resgate pessoal ou missão de resgate?

Acima do solo, planos de resposta a emergências geralmente antecipam o resgate pessoal e a provisão de pontos de encontro designados para os mineiros. A análise de risco fornece informações sobre qualquer risco potencial ou perigos que podem acontecer. Em unidades de refino, isto se aplica especialmente a perigos tóxicos ou risco de explosões por causa de vazamentos e aumento na concentração de substâncias perigosas. O resgate por terceiros se torna necessário quando os funcionários não podem resgatar a si mesmos fugindo para um local seguro. Este pode ser o caso, por exemplo, quando a atmosfera em uma unidade maior de refino está contaminada com substâncias perigosas em uma grande área e por um período prolongado.
A escolha da fuga apropriada ou do equipamento de resgate depende dos resultados da avaliação de risco e do plano de resposta a emergências. O critério relevante aqui é o grau de contaminação com as substâncias perigosas, a extensão das rotas de fuga, a possível deficiência de oxigênio ou incêndio.

Oito pontos que devem ser avaliados durante a seleção

Número 1 cinza escuro

Substâncias perigosas

Que substâncias perigosas (gases, vapores, partículas) podem ser encontradas? Quais os limites de exposição ocupacional? Que concentrações máximas podem ser esperadas durante um acidente? Será que há falta de oxigênio?

Número 2 cinza escuro

Risco de fogo e/ou explosão

Qual a dimensão do risco de incêndio ou explosão? O equipamento de fuga/resgate precisa de certificação ATEX? Deve fornecer proteção contra gases de combustão tóxicos? O material precisa ser resistente a chamas ou fogo?

Número 3 cinza escuro

Fatores de proteção

O fator de proteção que um equipamento de fuga/resgate deve ter para fornecer proteção suficiente vem da determinação das possíveis substâncias perigosas, dos limites de exposição ocupacional aplicáveis e das concentrações de toxinas no pior cenário.

Número 4 cinza escuro

Tempo de evacuação

O plano de resposta a emergências fornece a janela de tempo aberta para a fuga em alguns cenários de emergência. Equipamentos de fuga precisam ser capazes de fornecer proteção ao menos durante a janela de tempo.

Número 5 cinza escuro

Áreas de refúgio

É possível fugir para um local seguro? É provável que as pessoas em um refúgio seguro tenham que esperar por medidas de evacuação adicionais?

Número 6 cinza escuro

Estresse físico

O peso e a resistência respiratória do equipamento de proteção respiratória submetem o usuário ao estresse físico. Além do calor, da umidade excessiva e da visibilidade precária. Ao cumprir com os requisitos de segurança, o peso e a resistência respiratória do equipamento devem ser mantidos o mais baixo possível?

Número 7 cinza escuro

Fácil de usar

Se o alarme for acionado, o conceito de agir de forma rápida e intuitiva pode dar segundos preciosos que salvam vidas. Quanto melhor for o manuseio de um aparelho de fuga, menor o risco de erros do usuário.

Número 8 cinza escuro

Custo-benefício

Além do custo de aquisição, vários outros fatores influenciam a relação de custo-benefício de equipamentos de fuga: vida útil (vida útil armazenado), capacidade de reutilização, adaptabilidade para missões regulares que requerem proteção respiratória, requisitos para assistência e necessidades de limpeza e manutenção.

Downloads

Gerenciamento de emergência ao seu lado
Gerenciamento de emergência ao seu lado

Investimos em treinamento e equipamentos. Vale a pena quando algo der errado.

PDF 4,1 MB

Baixe aqui

Sair com segurança — nossas soluções de fuga
Sair com segurança — nossas soluções de fuga

Na Dräger, sabemos que situações repentinas e totalmente não planejadas com substâncias perigosas podem ocorrer em segundos e que nenhum cenário de fuga é o mesmo.

PDF 2,7 MB

Baixe aqui

Em pânico? Ou tranquilo, calmo e sob controle?
Em pânico? Ou tranquilo, calmo e sob controle?

Três mitos sobre o comportamento humano em emergências

PDF 1,74 MB

Baixe aqui

Equipamento de Resposta a Emergências: equipe de bombeiros na entrada da mina

Equipamento de Resposta a Emergências

Depois que o alarme dispara, tudo é muito rápido: da procura da causa do alarme até a comunicação com o centro de controle de emergências. A gestão de segurança deve apontar rapidamente as opções do plano de emergência de minas viáveis e as medidas de fuga e resgate a serem tomadas para os mineiros. Altos níveis de conhecimento e de experiência são necessários, além de ótimos equipamentos de resgate e segurança.

Veículo de salvamento em minas profundas

Minas profundas

Minas mudam e evoluem. Elas se tornam mais longas e profundas e mais complexas. Essas mudanças precisam ser levadas em consideração ao projetar novos processos, mas também é um desafio para as equipes de resgate de minas. No caso de uma emergência de mina, eles obtêm uma visão geral da situação, avaliam os riscos potenciais, examinam diferentes cenários e então decidem - com base no plano específico de resposta de emergência da mina - sobre a missão de resgate ideal.

Profunda, mais profunda, a mais profunda

Profunda, mais profunda, a mais profunda

A tendência internacional de mineração profunda continua: veios cada vez mais profundos estão sendo lavrados, o que resulta em rotas de fuga e resgate cada vez mais longas.

Isso tem consequências para o conceito de resposta a emergências em minas: o planejamento estratégico para estações de ar fresco, estações de recarga de ar respirável e câmaras de refúgio é cada vez mais importante. É óbvio que: as equipes de resgate de minas devem viajar distâncias mais longas para chegar ao local do incidente e têm pouco tempo disponível.

MRV 9000

Veículo de Resgate em Minas - Dräger MRV 9000

A Dräger desenvolveu o veículo de resgate em minas Dräger MRV 9000 em cooperação com a companhia de mineração canadense Goldcorp Inc.
Os veios de mineração mais profundos estão ampliando as rotas de resgate necessárias para as equipes de resgate.
O Dräger MRV 9000 leva os socorristas de minas mais perto do local e oferece proteção até chegarem e estarem prontos para começar a missão. Devido ao sistema de purga de ar incorporado do MRV 9000, apenas nesse ponto é preciso colocar o equipamento de proteção respiratória de circuito fechado. Como o tempo disponível com equipamento de proteção respiratória é limitado, as equipes de resgate em minas agora têm mais tempo para a missão em si.

Cada missão de resgate com proteção respiratória, tanto em temperaturas ambientes altas e em alta umidade, pode deixar as equipes de resgate no limite da resistência física.
O novo veículo de resgate em minas MRV 9000 oferece um ambiente interno respirável, para que as equipes de resgate só precisem colocar a proteção respiratória quando chegarem no local do resgate.

Soluções para Segurança em Mineração

Soluções para Mineração

Equipamentos de Segurança para Mineração: equipe entra na mina

Equipamentos para Mineração

Entre em contato com a Dräger

Contate-nos Safety

Dräger Safety do Brasil Equipamentos de Segurança Ltda.

Al. Pucurui 51/61 - Tamboré
Barueri - São Paulo - Brasil
06460-100

+55 11 4689 4900

Filial Camaçari

Rua Hidrogênio, 2802, Galpão 03
Polo Industrial de Camaçari
Camaçari – Bahia - Brasil
42816 -140

Filial Macaé

R. Fiscal Juca, 476 - Novo Cavaleiros
Macaé - Rio de Janeiro - Brasil
27933-450

+55 22 2765 7098

Filial Triunfo

Rod. Tabai/Canoas  km 419 - Vila de Contorno 850
Triunfo - Rio Grande do Sul - Brasil
95853-000

+55 51 3457 1303